domingo, 18 de agosto de 2013

Fui Salvo Para Que?

Fui Salvo Para Que?


Jesus morreu por causa de nossos pecados, ressuscitou para nos dar a vida eterna, está à destra de Deus e espera que anunciemos esse fato.
 
 iniciativa de salvar o homem foi de Deus. É isso que percebemos ao ler João 15: 16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros...” Deus nos escolheu! Foi Ele quem colocou os olhos sobre nós, embora nem percebêssemos. Ele nos amou primeiro. Tudo isso porque tinha um projeto. E o plano de Deus era de que sua glória e poder fossem evidenciados através dos homens.
  

Isso parece tão claro na Palavra, mas, infelizmente, muitos que se nomeiam cristãos ainda não conseguiram entender esse propósito milenar de Deus para aqueles a quem Ele escolheu. Dentro deste tema, gostaria de compartilhar algumas verdades.


  Abraão, uma escolha com propósito

 Será que Deus, ao chamar Abraão, fizera isso sem propósito? Absolutamente não. O Senhor não chamou Abraão por acaso, mas Ele tinha um objetivo, e o plano era de que Ele, o Pai, se tornasse conhecido entre as nações, ou seja, por onde Abraão passasse, ele seria o representante legal de Deus, o testemunho vivo da existência do Senhor.



Foi o Senhor quem tomou a iniciativa de escolher Abraão. Colocou os olhos sobre ele. Entre todas as pessoas de Ur dos Caldeus, Deus se sentiu atraído por ele, fazendo desse homem um grande privilegiado.




Percebemos, porém, na história de Abraão que, em algumas oportunidades ele evidenciou isso, mas em outras negligenciou, revelando não ter entendido o plano de Deus para sua vida. Abraão mentiu, para faraó (Gn 12: 10ss); mentiu para Abimeleque (Gn 20:2); Deus com certeza permitiu que Abraão entrasse nessas regiões para que fizesse diferença, mas não foi bem isto que aconteceu.




E, quanto a nós, será que temos entendido claramente o propósito de Deus para nossas vidas?




No dia 23/6/2004, às 17 horas e 12 minutos, quando escrevia este estudo, as Estimativas da População informavam que éramos, no Brasil, 174.449.302 pessoas e, no mundo, 6.232.743.217 habitantes. Mas, entre esses seis bilhões de pessoas, Deus escolheu você! E com um propósito: o de anunciar entre os povos o que Deus pode fazer na vida dos homens. Foi escolhido para ser representante, embaixador do reino dele na terra. Você tem sido?




Israel, uma escolha para fazer a diferença




O plano de Deus era de que Israel tornasse Jeová conhecido entre as nações. Ao escolher Israel para ser seu povo, não desprezou os demais; pelo contrário, Deus escolheu e formou Israel para que, através dele, os outros povos fossem alcançados. Mas Israel descarrilou. Passou a se sentir privilegiado, a ponto de se acomodar pelo fato de ser o povo de Deus, esquecendo-se do propósito do Senhor para suas vidas.


 Deus não deu exclusividade para Israel e sim responsabilidade. Israel tinha a incumbência de quebrar paradigmas através de suas atitudes, mas em várias ocasiões cruciais o povo se omitiu e, em outras, se tornou conivente com os idólatras, deixando, com isso, de cumprir o plano de Deus.

 E nós, quem somos? Efésios 2:12 diz: “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”. Veja, ainda, o que diz 1Pedro 2: 9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Quem somos? Somos o Israel de Deus. Ou seja, temos sobre nossos ombros a responsabilidade de fazermos a diferença em nosso meio.

  A igreja, uma escolha para frutificar

 As palavras finais de Jesus, em João 15: 16, fazem uma cobrança imperativa a cada um de nós, como membros de sua igreja: “...eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”.

 Fomos escolhidos, que maravilha!  Mas também convocados para o serviço evangelístico. E para prestação de um serviço com qualidade, pois o fruto precisa permanecer.
  

O descaso ou atenção nessa área de nossa vida vai refletir no resultado de nossas orações: “a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.


 Muitos cristãos têm amargado com as frustrações que lhes ocorrem, pois colocam algo diante de Deus e não obtêm respostas. Surgem questionamentos e dúvidas: será que Deus não me ouve? Será que Deus se esqueceu de mim?
  

É evidente que Deus sempre nos ouve, Ele nunca se esquece de nós. Mas estamos preenchendo as condições para sermos atendidos? Muitos não têm tido respostas de Deus porque não se preocupam em frutificar. Passam a vida toda reivindicando, apenas pedindo algo da parte de Deus, mas nunca se preocuparam em apresentar diante do Senhor algum fruto. Apenas ocupam um lugar no banco da igreja. O salmo 37:4 afirma que precisamos agradar a Deus e faremos isso sendo produtivos.

  

 Conclusão


 Lembre-se de uma coisa: você não foi salvo para viver mergulhado na inércia e no comodismo. Você foi resgatado da sua vã maneira de viver com um propósito definido. Abrão foi chamado com um propósito, Israel foi chamado com um propósito e você igualmente foi chamado com um propósito. Foi salvo para fazer a diferença no meio onde Deus o colocou. Para frutificar junto a uma sociedade, onde os problemas de toda ordem se avolumam assustadoramente. Que Deus nos dê graça para isso.


Pr. Luiz  Márcio Longo
            Terra Rica, PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário