quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

tentação


Tentação
Texto: Mateus 26:36-46
Versículo- chave: 41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.

Queridos, vemos no contexto dessa passagem a situação em que Jesus se encontrava. A palavra diz que Ele fala com Pedro e Zebedeu que sua alma estava profundamente triste e que Ele necessitava que eles vigiassem, enquanto Ele se retiraria para orar. E vemos aqui os discípulos sendo tentados pelo diabo a dormir e ficarem invigilantes. A ação mais direta de satanás na vida do homem, é pela tentação. Esta ação se dá através da mente, com idéias e pensamentos malignos, objetivando fazer com que o homem ceda e eventualmente venha a pecar. E é sobre esse tema que vamos falar hoje. Tentação! Como nos livramos dela?
O direito de satanás em tentar o homem, vem desde o principio da humanidade e começou através da vida de Adão e Eva. Talvez você pergunte: - Mas qual o propósito de Deus em permitir que satanás tentasse o casal Adão e Eva?
Por uma razão muito simples, amados! Deus não quer que o homem o ame e o glorifique por obrigação. Deus quer adoradores espontâneos. Homens e mulheres que façam a opção de servir ao Senhor de livre e espontânea vontade.
Assim como satanás induziu Eva a tomar a decisão de desobedecer a lei de Deus, assim ele faz com o homem, e Deus permite que passemos por tentações, para que tenhamos a liberdade de escolher entre servir a Deus em obediência ou servir ao diabo com a desobediência. Sabemos que o pecado é a quebra da lei de Deus. E se o homem decide fazer algo errado, isso significa que a sua vontade foi contaminada. A sua vontade não é mais pura. Olha pro irmão que está ao seu lado e diga: se você decide fazer algo errado, isso significa que a sua vontade foi contaminada.

Veja o que Jesus fala sobre a simples intenção de pecar em Mateus 5:28:
“Eu porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher
com intenção impura no coração, já adulterou com ela”

E isso serve também para as mulheres que olham para os homens e ainda dizem: hum! que filé! Misericórdia! Sai dela tentação!
Queridos! A intenção já é a decisão no coração em agir da maneira certa ou errada. No momento em que a intenção impura é gerada, a pessoa já se contaminou e já está em pecado, porque a vontade de Deus, é que sejamos puros em nossos pensamentos.No capítulo 4:8 de Filipenses, vemos essa vontade do Senhor pra nós:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”

Vemos assim que o objetivo de satanás e seus demônios,
na tentação, é contaminar a nossa vontade.
Quando somos tentamos, nossa mente é corrompida, (no sentido espiritual). Antes de pegar o fruto e comer, ou seja antes do corpo obedecer à vontade, a mente de Eva já havia sido contaminada pela tentação.Porque, toda batalha à nível da tentação, ocorre no nível da mente (vontade).
Quando o pastor recomenda que não fiquemos horas a fio na frente de uma TV é exatamente para evitar a contaminação. Quanto mais o homem deixa sua mente ser contaminada por todo tipo de violência, terrorismo, corrupção, pornografia, novelas, filmes, matérias e programas tendenciosos, e que não prestam, que não nos acrescentam absolutamente nada de bom, mais fácil será para satanás e seus demônios terem êxito em seus ataques de tentação, pois a mente já está totalmente contaminada, e o trabalho deles será mínimo.
O apóstolo João nos mostra em 1 João 2:16, três enfoques diferentes que satanás usa para tentar contaminar nossa vontade:

“Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos
e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”
“ ... e o mundo jaz no maligno” (1 Jo 5:19)

Vejamos então:
A palavra concupiscência no dicionário Aurélio significa “apetite sexual excessivo” e no sentido espiritual significa “vontade pervertida”.
Ele aponta três níveis – concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Ou seja a vontade pervertida da carne e a vontade pervertida dos olhos despertam em nós a cobiça pelas coisas que vemos e aí vem a contaminação decorrente da soberba da vida, ou seja o orgulho de ter, de poder,de ser alguma coisa, etc., se instala na mente.
Quando Eva foi tentada, satanás usou esses três enfoques: (Gn 3:6) NVI
Tentação da carne: “Quando o mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar”
Tentação dos olhos: “era atraente aos olhos”

Soberba: “e além disso, desejável para dela se obter discernimento”


A serpente já havia contaminado a mente de Eva antes, dizendo (Gn3:4) que se eles comessem aquele fruto que Deus havia proibido com certeza que eles não morreriam, como Deus havia falado. Bobagem!!! Deus falou isso porque se vocês comerem esse fruto vocês se tornarão tão poderosos quanto Ele. Terão tanto entendimento quanto Ele.
Queridos, o diabo não tem brincado de destruir! TODA intenção de satanás é de nos trazer o mal. De nos levar ao engano, nos oferecendo oportunidades, negócios, facilidades, que nos darão lucros, sucesso, vantagens.... aparentemente não nos farão mal, mas que na verdade é puro engano! E se caímos na tentação, temos que depois arcar com os prejuízos, os danos morais e físicos. O que ele quer de fato é nos fazer crer que algo é falso, seja verdadeiro, pois ele é o pai da mentira como está escrito em João 8:44.

“Ele jamais se firmou na verdade porque nele não há verdade.
Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

E ele vai usar que estiver pela frente. Não importa. Ele vai usar um vendedor esperto, que quer tirar vantagens na venda e vai lhe fazer propostas tentadoras para você ter vantagem naquele pedido grande. - Apenas alguns ajustes e o fornecedor nem vai perceber. Metade vem com nota metade sem nota, e você vai ter um ganho sensacional!
Outros vão dizer: Bobagem! Bebe só um gole, você não ta querendo virar santo né? Só hoje, e demais a mais seu pastor nem está aqui. O que é que tem? Deixa de ser frouxo cara! Vai agora obedecer a ordem de pastor?
Pedro caminhava com Jesus lado à lado, todos os dias e um belo dia ( Mateus 16: 21 em diante ) Jesus começou a instruir seus discípulos à cerca de sua necessidade de ir para Jerusalém, para padecer, ser morto e ressurgir no terceiro dia e Pedro chama Jesus à parte e começa a repreende-lo, dizendo: Senhor tem compaixão de ti. Isso de modo algum acontecerá. E Jesus na mesma hora vendo que Pedro estava sendo usado por satanás lhe repreende dizendo: “Para trás de mim, satanás”! Queridos o diabo usou a boca de Pedro pra tentar enganar Jesus e tirá-lo do propósito que Deus tinha com Jesus na terra, imaginem o que ele não fará para tentar nos enganar?
Como nos livramos desses enganos??? Como nos livramos dessas tentações?
O homem infelizmente tem perdido o conceito de que a “verdade é absoluta” e isso tem trazido muitos enganos (Fala pra si mesmo – A Verdade é Absoluta). Por isso preste muita atenção.
Quantas vezes ouvimos as pessoas falarem “Fica com a tua verdade que eu fico com a minha” ou “Isso pode ser verdade pra você, pra mim não”, ou ainda “Todas as religiões levam a Deus, mas cada uma a seu modo” E as pessoas vão aceitando essas mentiras e com isso, a verdade relativa foi se tornando verdadeira. A própria lógica nos ensina que uma proposição ou é falsa, ou é verdadeira, independente de quem a afirme, sendo assim um conceito absoluto e não relativo certo?
Não existe o conceito mais ou menos falso ou mais ou menos verdadeiro. Podem dizer vários pontos de vista de uma mesma situação, mas a verdade é absoluta, independente dos que as pessoas digam.
Tem muita gente dizendo, que não há verdade que seja absoluta, e quem afirma isso acaba caindo em contradição lógica, pois se a pessoa afirma que não há verdade absoluta, essa afirmativa também não pode ser absoluta. O diabo, de maneira sutil, tem feito as pessoas tentarem mudar o conceito que Jesus nos ensinou. E Ele nos ensinou o seguinte:
“Seja porem, a tua palavra”Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno”. (Mateus 5:37)

Com isso Jesus está nos dizendo ou é, ou não é. Não existem meias verdades. Meia verdade é mentira , e isso procede do maligno.
Portanto amados, qualquer pensamento que nos venha à mente, que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, mesmo que nos apresente a possibilidade de alcançarmos qualquer benefício, tem que ser rejeitado, pois é uma tentativa de engano. E é assim que vamos enfrentar a tentação, com a verdade, porque a verdade vem de Deus e não há mentira que não seja derrubada diante da verdade absoluta de Deus. Amém!

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem
ao Pai senão por mim” ( João 14:6)

E se você crê que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus verdadeira, então você não tem que duvidar dessas palavras!!! Quando Jesus disse “Eu sou o caminho” isso é verdade; quando Ele disse “eu sou a verdade e a vida” isso é verdade; quando Ele disse: “ninguém vem ao Pai senão por mim”você não pode duvidar, você precisa crer nessa verdade.
Só existe um caminho : JESUS CRISTO! Só existe uma verdade: JESUS CRISTO!
Só existe vida em JESUS CRISTO! E isso é verdade absoluta. Ninguém muda.
Se somos firmes em nossas decisões: Sim, sim, não não; se nos firmarmos na Palavra de Deus, nos mandamentos e preceitos do Senhor, se andamos nos Seus caminhos, jamais daremos lugar ao diabo e venceremos TODAS as tentações. Amém!

Que Deus nos livre das tentações e nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário