domingo, 28 de outubro de 2012

A HARPA E SEUS MISTÉRIOS


A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam um barulho ao roçarem na corda.
Ela é sempre triangular, lembrando um arco e caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existem há séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C.

Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento.
( retirado do site “som e tom” )

No Velho Testamento a palavra mais usada traduzida como harpa é “kinnôwr” ( kinnor ) da raiz do verbo dedilhar , percutir uma corda . ( Strongs Exhaustive Concordance ).

Esse termo é usado em Gênesis 4:21 quando referindo-se a Jubal, pai de todos os que tocam harpa e flauta, ou órgão ( King James – lyre and pipes – lira e flauta ).

O próximo texto na Palavra que cita uma harpa é quando Jacó se despede rapidamente de Labão e este lamenta não ter tocado tamboril e harpas na sua despedida!(Gn.31:27 ).

Esse instrumento era certamente usado em comemorações e festas como esta de despedida !

O grupo de profetas que foi de encontro a Saul quando este profetizou no meio deles tinha quatro tipos de instrumentos “...saltérios ,tambores, flautas e harpas e profetizarão...” I Sm. 10: 5

A kinnôwr ( kinnor ) era um instrumento de madeira, sendo que a de David seria feita de madeira de cipreste ( faia ) II Sm.6 : 5 . Os instrumentos que Salomão mandou fazer para o templo provavelmente eram feitos de Sândalo ( almugue – I Reis 10: 12 )

( Sândalo _ essência rara. II Cr. 2: 7,8 diz que vem do Líbano esta madeira – A Bíblia de Jerusalém, pg. 525 )

No Brown-Driver-Briggs Léxico Hebreu / Inglês temos esse termo usado em:

Musica popular ou sacra Gn.4

Um homem que saiba tocar a lira I Sm.16

Em banquetes Is. 5: 12 ; 24: 8 .

Ninguém vem mais à mente prontamente que o rei bíblico David quando a palavra “harpa” é mencionada. Mesmo assim o instrumento kinnor traduzido como “harpa” na versão bíblica King James, não era uma harpa mas uma lira. O outro instrumento de cordas que David tocava, o nevelim seria traduzido como saltério pela King James, talvez não fosse também um saltério ...

De acordo com Josephus (1º. século A.D.) o kinnor teve dez cordas, o nevel doze. O kinnor antigamente formava uma caixa de ressonância retangular ou trapezoidal e dois braços curvos de comprimento desigual unidos por uma barra transversal. Foi tocado com os dedos ou com um plectro... O kinnorot e o nevelim (termos plurais), com suas cordas da estrutura clara e da tensão elevada, produziram bastante volume para competir com os chifres, as trombetas e címbalos, e eram usadas em música secular e sacra, acompanhando solistas assim como canções e danças...

As melodias vocais e o acompanhamento instrumental Eram conduzidos naquele tempo em geral usando gestos das mãos e dos dedos. As Escrituras foram cantadas aparentemente com melodias conduzidas por um sistema gestural, pois transcrições de tais gestos são encontradas ainda no texto massorético hebreu. ...

Baseado no último trabalho de Suzanne Haik-Vantoura sobre a notação bíblica, eu sugeriria que o kinnor eo nevel poderiam ser afinados na seguinte base de escalas, com o Mi ( E) como a tônica do modo básico:

A B C D (E) F G A B C D E ( nevel )

A B C D ( E) F G A B C ( kinnor )

David e outros provavelmente tocavam notas separadas, intervalos simples, e acordes arpegiados para acompanhar o canto, assim como as melodias eram bem “claras” assim como “harmônicas” na sua estrutura. Quando elas ecoavam das paredes dos salões ou jardins onde eram tocadas, produziam intervalos claros e até mesmo tríades

( retirado de Harp Spectrum, texto de John Wheeler )

Também usa-se a palavra harpa no português para traduzir o termo aramaico “qitrôs” usado na descrição dos instrumentos da orquestra de Nabucodonozor ( Dn. 3: 5 )

“ Nêbhel” é um termo usado na Septuaginta traduzido como saltério. Esta palavra vem do vocábulo grego “psaltêrion” denotando um instrumento tocado com os dedos diretamente sem um plectro ( palheta ). Seria uma espécie de harpa.

Como é mencionado em I Sm. 10: 5 “entào virás ao outeiro de Deus onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que entrando na cidade , encontrarás um rancho de profetas que descerão a ti...” a origem dela parece fenícia, uma vez que até essa data pouco contato haveria entre Israel e Fenícia. ( Novo Dicionário da Bíblia , pg. 1081 ).

J. Stainer ( The Music of the Bible, pgs. 40 -55 ) argumenta que o “psaltêrion” seria um instrumento de dez cordas. O termo “psaltêrion” também é traduzido como harpa .

“É claro que David sabia tocar tanto a “nêbhel” como a “kinnôwr” . ( Novo Dicionário da Bíblia, pg.1081 )

Bem, este primeiro estudo traz alguma coisa da “teoria”sobre o histórico da harpa. Na próxima vez começaremos a desvendar os “mistérios” espirituais deste instrumento tão desconhecido do mundo moderno !

Deus abençoe
Gerson Ortega

Nenhum comentário:

Postar um comentário