terça-feira, 7 de agosto de 2012

AS DEZ PORTAS QUE DEUS ABRIU PARA NÓS

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.


Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.


Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ap 3:6-13
OS 11:02   
No Contexto histórico deste capítulo, nós podemos entender um pouco acerca da misericórdia de Deus, quando em um momento de aflição para o povo Ele abriu a porta no vale (Deus não só abre portas quando estamos nos montes, mas principalmente quando estamos no vale), a porta é necessária na vida de cada pessoal, pois podemos entrar e sair por ela.
Ø  VEJAMOS AGORA AS DEZ PORTAS QUE DEUS ABRIU PARA NÓS:
1.       Porta da Esperança – Os 2:15.
A porta da esperança não é uma invenção do Silvio Santos, mas o Deus todo poderoso na Sua auto-existência e na Sua onisciência é o criador de todos os recursos que podem tornar em bênçãos para Seu povo, Sl.90:2 (muitos perderam as esperanças dadas as dificuldades etc, mas Deus mesmo que você esteja no vale, que é exatamente o local onde Ele te espera para agir);
2.      Porta da Fé, At. 14:27.
Pela fé em Deus é que somos abençoados em Jesus Cristo, Lc. 18:8; Rm. 8:32; Hb 1:1,6 (a fé é um grande tesouro, muitos tem perdido, mas Deus quer te abrir a porta da fé);
3.   Porta do Ministério, I Co. 16:9.
Deus quer usar, capacitar e convocar pessoas para fazerem sua obra, pois há uma carência de homens e mulheres para fazerem a obra de Deus, Mt.9:35-38 (mesmo com dificuldades, aflições e lutas, quando Deus abre a porta do ministério para alguém, Ele abençoa, pois, fiel é Deus, I Co. 1: 9);
4.    Porta da Palavra , Cl 4:3.
A Porta da palavra é uma porta que Deus quer abrir para todos, Deus não quer que ninguém fique sem falar a Sua palavra, Lc 19:40 ( abra a sua boca e fale de Jesus);
5.     Porta da Salvação, Jo. 10:7.
De todas as portas que Deus abre, a porta da Salvação é mais importante, porque por ela Deus quer e pode salvar toda humanidade, Jesus é esta porta maravilhosa, Jo.3:16-18; Jo. 14:6 e Rm 6:23;
6.    A Porta da Vitória que Necessitamos, Ap 3:8.
Deus tem poder para abrir portas para que possamos alcançar além das bênçãos espirituais, benção financeira, sentimental, conjugal, familiar e física. Is. 64:4; Rm 8:31,32; I Co15:57: Is. 43:13.
Paulo pede aos irmãos que orem por ele, a fim de que Deus possa abrir portas para a pregação do evangelho. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer (Cl 4.3-4). Este conceito de abrir portas está presente em toda a bíblia, reforçando a idéia de que temos um Deus que nos oferece soluções, principalmente, nos momentos mais difíceis da vida.
O Deus da bíblia é o Deus que abre portas. Ele cria acessos, franqueia oportunidades e abre portas de emergências.
7.     DEUS ABRE A PORTA DOS CÉUS
Deus abriu a porta dos céus para que o homem pudesse chegar a Ele. Jacó sonhou: E eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Gn 28.12). Despertando Jacó do seu sono declarou: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus (Gn 28.16-17). Esta porta aberta nos céus é um tipo de Jesus.


 Ele é a porta que Deus abriu para que entrássemos à sua presença. Jesus disse a Natanael: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem (Jo 1.51). Jesus é a porta que nos dá acesso à vida eterna, o caminho que nos leva a Deus. Disse Jesus: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem (Jo 10.9).
8 . DEUS ABRE A PORTA DOS CORAÇÕES

Cada pessoa tem uma porta espiritual de entrada. A palavra de Deus quando pregada é dirigida e captada pela mente, trabalha com as emoções e afeta a vontade ou volição. Deus é quem abre a porta dos corações dos incrédulos para que eles recebam a salvação. Foi o que aconteceu com Lídia: Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de Púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia (At 16.14). A expressão o Senhor lhe abriu o coração indica que Deus arrebentou as fechaduras da incredulidade e as trancas da morte espiritual, trazendo-lhe vida. At 11.18; 2Co 4.6;
Como Deus abre a porta dos corações? Deus abre a porta do coração dos incrédulos no momento da conversão, por meio da ação soberana do Espírito Santo. Ele é quem produz a regeneração e o novo nascimento. Ele tira o coração de pedra e coloca um coração de carne (Ez 36.26-27; Jo 3.1-8; Tt 3.4-7).
9.      DEUS ABRE A PORTA DAS PRISÕES


Sempre que o povo de Deus foi perseguido, com prisões e encarceramentos, o Senhor providenciou libertação e abriu grades. O livro de Atos registra alguns exemplos.
O primeiro exemplo está registrado em Atos 5.17-32. Os saduceus, movidos pela inveja, prenderam os apóstolos em uma cadeia pública. Deus, porém, os libertou: Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida (At 5.19-20).
O segundo exemplo encontra-se em Atos 12. Herodes resolveu prender e maltratar os líderes da igreja. Ele matou a Tiago e mantinha Pedro na prisão com o objetivo também de lhe matar. Deus envia um anjo para libertar Pedro da prisão e da morte: Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele (At 12.10).
O terceiro exemplo aparece em Atos 16. Paulo e Silas foram açoitados e presos injustamente, por pregarem o evangelho, em Filipos. Na cadeia, com os pés presos ao tronco, eles oravam e cantavam louvores a Deus. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (At 16.26).
Este três exemplos revelam que o nosso Deus liberta o seu povo de todas as prisões e cadeias, que tentam impedir o avanço do evangelho e da pregação da Palavra. Ninguém segura ou prende o servo de Deus, em missão.
10.  DEUS ABRE A PORTA PARA A PREGAÇÃO

Deus abre oportunidades para pregação do evangelho. Esta era a convicção de Paulo: Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer (Cl 4.3-4).
No final da primeira viagem missionária, Barnabé e Paulo relataram à igreja em Antioquia sobre o que Deus tinha feito: Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé (At 14.27). A porta aberta aqui é o acesso dos gentios a salvação pela fé e a inclusão dos mesmos no corpo de Cristo, a igreja.


Em 1 Co 16:8-9 Quando escreveu aos crentes de Corinto, Paulo explica o seu itinerário ou o seu plano de viagem e trabalho: Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários (1Co 16.8-9).
 Aqui a porta aberta é um conjunto de circunstancias favorável para se realizar o trabalho de Deus, fruto da providência divina. Paulo usa este termo como o mesmo sentindo em 2 Coríntios 2.12: Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia
Deus abre portas para pregação do evangelho e plantação de novas igrejas. Deus cria oportunidades com pessoas, lares e empresas que facilitam a evangelização. Como é que Deus faz isto? Ele faz isto de forma soberana, pois ele está no controle da sua obra (At 16.6-10). Ele faz isto respondendo a oração dos que pedem (At 13.1-3)
Quando a gente acha que a porta que se fechou era a melhor que poderia nos acontecer, a gente toma um grande susto com a porta que Deus abre; pois ela é infinitamente maior que todos nossos sonhos juntos.
O grande Criador de Tudo e Ele está nos conduzindo a Sua Perfeita Vontade
E Meu coração só pode render Graças
Graças pelo que eu nunca pude entender
Mas que me fez ser o que eu precisava ser
Á Ele a honra e a Glória para todo sempre
Vamos Deixe Ele também conduzir sua jornada
Deixe esse ano, ser o ano de Deus em sua vida
Deixe Ele ser o Senhor absoluto de Sua Vontade
Deus fará em nós Tudo para o que nos chamou
Louvor de Sua Glória
Seu Amor mais que Perfeito


Concluímos dizendo que o mesmo Deus que abre portas é o mesmo que fecha. Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e fecha, e ninguém abrirá. Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. (Ap 3.7-8). A porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que ele fecha ninguém abre. Creia nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário