quarta-feira, 11 de julho de 2012

O LAGO DE FOGO - Uma Análise Bíblica da Doutrina sobre a MALDIÇÃO ETERNA! (Parte II)

Parte I e Parte II




A CHAVE PARA A SALVAÇÃOSe o nosso desejo que através de um despertamento almas sejam salvas, isso somente pode acontecer se pregarmos sem compromissos e sem desculpas sobre o horror e a baixeza do pecado, sobre a santidade de Deus e sobre a existência do inferno. Se analisarmos a história dos movimentos de despertamento de todos os tempos, perceberemos que foram não somente um fruto da pregação sobre o amor de Deus, mas também da apresentação da ira de Deus, que virá sobre os homens.

Ouvimos muitas vezes sobre uma “chave para o despertamento”, mas sou de opinião que a verdadeira chave é o retorno para a boa, antiquada pregação dos metodistas originais, onde se falava da santidade de Deus, do ódio contra o pecado e também do fogo do juízo eterno. Eu creio na Bíblia, cada palavra da Bíblia é para mim a Palavra de Deus.

Eu creio o que ela diz sobre o amor de Deus, sobre sua misericórdia, sua paciência e benevolência., Creio também no que a Bíblia diz sobre o céu. Mas do mesmo modo creio que estamos tratando com um Deus santo, perfeito e justo, que de nenhum modo ignora a culpa e o pecado, mas que exige que toda desobediência e todas as transgressões encontrem seu justo castigo e retribuição. Por crer nisso e estar convencido disso, eu seria um hipócrita miserável se não advertisse meu próximo a respeito desse perigo.

A BÍBLIA FALA CLAROCito algumas passagens da Palavra de Deus. Se crês na Bíblia, ela te convencerá. Mas se não crês na Palavra de Deus, então falta-nos a base comum, na qual possamos edificar e todas as outras palavras não tem sentido. Assemelhas-te então a um navio sem leme, ou a um navegante que quer atravessar um oceano sem bússola. Na Segunda Epístola aos Tessalonicenses lemos o que o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu sobre a vinda do Senhor: “... quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da Glória do Seu Poder”(2 Ts. 1:7-9). E o apóstolo João escreve em Apocalipse 21:8: “Quando, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte”. Ou dão ouvido ao que diz o próprio Senhor Jesus, quando em Mateus 25 descreveu o fim dos pecadores: “Então o Rei virá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna”(Mt 25:41-46).

Anônimo - 02/03/2011Creio que não é necessário apresentar mais passagens bíblicas para saber o que a Bíblia diz sobre o fim dos pecadores. Longe de mim, tentar convencer-te sobre a realidade do inferno. Quero somente dizer-te o que a Bíblia ensina e diz sobre esse lugar. Se tu o rejeitas, não rejeitas minhas palavras, mas a santa infalível Palavra de Deus. Se és de outra opinião que eu, isso não é trágico, pois em também posso errar; mas se és de outra opinião que a Palavra de Deus, então o és às custas e colocando em risco tua alma imortal. Se não crês, somente tens que haver-te com Ele, o autor e escritor da Bíblia, não comigo. Tudo que posso fazer e também tento sinceramente, é dizer a você o que Deus diz, deixando-o então a decisão de aceita-Lo ou não.

A EXISTÊNCIA DO INFERNO É NECESSÁRIA?Antes que terminemos este capítulo, eu gostaria ainda de dizer algumas palavras sobre a absoluta necessidade moral de uma retribuição. Sempre novamente ouve-se a objeção: “Não posso entender que um Deus que é amor pode enviar suas próprias criaturas para um lugar de tormento. Também não posso crer que o Deus amoroso deixará que soframos e sejamos afligidos em um lugar como o inferno”. Não é essa a questão que interessa; na verdade nossos sentimentos não tem nada a ver com isso. Trata-se, no fundo, do que Deus mesmo tem a dizer sobre essa questão, e não o que eu e tu pensamos sobre ela. Lembro que o diabo insinuou o mesmo argumento com Eva. Deus lhe havia dito: “... porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”(Gn. 2.17).

Admito que a árvore da vida, no Jardim do Éden, garantiria-se o homem não se afastasse de Deus, seria uma espécie de ligação entre o homem e Deus, uma eterna revitalização do seu ser, sendo-lhe a morte impossível. A partir do momento que o homem se desligou de Deus, essa energia que o revitalizaria eternamente declinou-se até a extinção.

Mas o diabo semeou dúvidas no coração de Eva, dizendo: “’E certo que não morrereis” (Gn. 3:4). Era a sua opinião em confronto com a de Deus. Repito mais uma vez queridos irmãos, que eu desejaria não precisar crer na realidade de uma maldição eterna. Mas além da Palavra de Deus, que ensina esse fato tão claramente, e da santidade de Deus, também meu próprio raciocínio e minha própria razão me dizem que deve haver uma retribuição, e por isso um lugar de retribuição. A realidade do inferno baseia-se nos princípios básicos da moral em toda a estrutura mundial. Se fosse abolido o castigo dos criminosos e violadores da lei, logo ruiria a moral e dignidade humana.

O FUNDAMENTO DE UM GOVERNOO fundamento de um bom governo é a justiça. Os violadores da lei tem que ser castigados. Temos leis, segundo as quais ladrões, assassinos, mentirosos, trapaceiros e traidores são castigados, e ninguém acha que isso é injusto. Cada prisão e penitenciária em todo o mundo é um monumento da necessidade de um governo moral e de justiça, e que os violadores tem que ser castigados.

Que mundo seria esse, se não houvesse leis, segundo as quais os homens fossem governados, e se não houvesse castigo para criminosos e infratores! Existe até a pena de morte para crimes contra a vida humana, e também aí ninguém põe em dúvida o direito do governo nessa questão.

Por que se quer então disputar o direito do Deus soberano e completamente justo, de castigar os homens que Ele mesmo Criou e que se rebelam contra ele? Se quiser negar a Deus o direito, também você logo descobrirá que a estrutura moral da Humanidade, sim, de todo o Universo, rui completamente e se transforma em caos, como nos ensina a 2a. Lei da Termodinâmica (ver o estudo da 2ª. Lei da Termodinâmica como maldição nessa comunidade).

OS PRIMEIROS HABITANTES DO INFERNO...”Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta, e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lado do fogo que arde com enxofre”(ap. 19:20)”.

Nesse versículo assustador nos é dito quem serão os primeiros habitantes do inferno. Esses dois homens, a besta e o falso profeta, são as primeiras criaturas que serão lançadas no lago do fogo. O inferno está agora completamente vazio, completamente desabitado. Segundo a Bíblia, os perdidos encontram-se no “hades”(reino intermediário). Os anjos caídos encontram-se em um lugar chamado “tartaroo”(2 Pe 2:4). Após a Grande Tribulação e ao tempo da volta gloriosa de Jesus a esta terra, esses dois, o anticristo (besta) e o falso profeta serão corporalmente lançados dentro do lugar chamado o “LAGO DO FOGO”. Lá eles passarão mil anos. Depois disso, entretanto, também o seu mestre Satanás, compartilhará com eles o lugar de tormento.


É o que a Escritura nos diz claramente no Apocalipse: “Quando porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão... desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago do fogo e enxofre, onde também se encontram não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos”(Ap: 20.7,9-10).

Anônimo - 02/03/2011
NENHUMA DESTRUIÇÃO
Essas palavras são muito importantes para deixarem de se consideradas. Durante mil anos esses dois homens, o anticristo (besta) e o falso profeta, ficarão no lago do fogo, sem que sejam queimados. Quando, após transcorridos mil anos, Satanás for reunido a eles, lemos na Escritura com a maior clareza: “O diabo... foi lançado para dentro do lago do fogo, onde também se encontram não só a besta como o falso profeta...”Portanto, após mil anos eles continuam lá, vivos. Por isso, não podemos ensinar que o inferno seja uma destruição. De modo nenhum trata-se de extinção da existência.


DEPOIS OS QUE SE PERDERAM
Até agora lemos de dois grupos que serão lançados no lago do fogo. No princípio dos mil anos, a besta e o falso profeta serão lançados no lago do fogo. Mil anos mais tarde, o diabo segue para o mesmo lugar de tormento, e logo depois todas as suas vítimas, todos os seus cúmplices serão reunidos a ele – todos os incrédulos. A palavra de Deus nos diz: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago do fogo”(Ap. 20.15).


OS SÚDITOS SERÃO BENDITOS
Claro é o ensino das Escrituras sobre os que não entrarão no Reino bendito. Os injustos, os impuros, os idólatras os adúlteros, os efeminados, os sodomitas(que praticam orgias), os ladrões, os maldizentes, os tímidos(que se acovardam na hora de defenderem sua fé), os incrédulos(ateus), os abomináveis, os assassinos, os feiticeiros, todos os mentirosos terão vedada sua entrada na Era Bendita e na cidade dos justos (I Co. 6: 9, 10; Ap.21: 8, 27).

Paulo, depois de declarar que os tais não herdarão o reino de Deus, mostra, contudo, haver esperança para os que quiserem sair deste universo de trevas para dentro do reino da luz: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus e no Espírito do nosso Deus”(I Cor. 6:11).

Anônimo - 02/03/2011Com o sangue do Cordeiro de Deus, o pecador arrependido é lavado, justificado e como diz em Tito 3:6-8: Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, e, assim, pode entrar na Era Bendita e na cidade celestial pelas portas.(Ap. 22:14). Porque o convite é feito: O Espírito diz: Vem, Aquele que ouve diga: Vem, Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. (Ap. 22:17).

Sete anos após o arrebatamento da Igreja, Jesus retorna com ela. Ã sua direita e à sua esquerda postar-se-ão os povos. Objetos de sua obra salvífica, estarão à sua direita os convertidos durante a maldita era do Anticristo – os que ainda nada sabiam de Jesus (Is. 66:19; Ro. 15:20,21). Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

Os que rejeitaram o Senhor Jesus, preferindo a Besta, coisa que facilmente acontecerá com os incrédulos, estarão do lado esquerdo do Rei Bendito. Os benditos serão chamados para entrar na Era Bendita:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mt. 25:34).

Os que não creram, serão mandados para o lugar de eterna separação: “então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt. 25:41).

Regenerados ou nascidos de novo (Jô. 3:3,7: I Pe. 1:22,23), “pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”, só os benditos entrarão na Era bendita. E só estes podem amar os “pequeninos irmãos” raciais de Jesus – Os judeus; e sob a égide do grande Rei, garantido fica o bendito fato: Mal, morte, maldição nem dano algum prevalecerão na benditíssima era, acabou-se a 2a. Lei da Termodinâmica como maldição no universo.

A ORIGEM DO INFERNO
Enquanto a bíblia fala claramente sobre o inferno, há entretanto coisas sobre as quais ela cala ou dá somente indícios fracos. Não sabemos, por exemplo, quando foi criado o inferno, nem onde ele se localiza. Mas uma coisa podemos afirmar tranqüilos, ou seja, que o inferno não era parte da criação original de Deus.

Em Gênesis 1.1 temos relato da criação original. Antes do tempo desse versículo não existia nada além de Deus. Deus era tudo em todos, e completa santidade e amor envolviam a vida familiar do Pai, Filho e Espírito Santo. Nessa vida sem princípio do grande, eterno “Eu Sou”, o Auto-Existente planejou chamar à existência uma Criação, em um tempo que ele mesmo determinou em sua sabedoria soberana. No plano dessa criação original, que está descrita em Gênesis 1:1, o inferno não estava incluído. Ele deve ter sido acrescentado mais tarde.

Lemos no primeiro relato da Criação: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Por Favor, observe que isso foi o princípio da criatura, mas não o princípio de Deus. Em João 1.1 nos é dito claramente que Deus já era quando criou “os céus e a terra”, Deus independe de ter sido criado, pois Ele é eterno. O Criador não precisava ser criado Ele é Auto-Existente (sempre existiu). João diz isso com as seguintes palavras: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1).

No Princípio, portanto Deus Criou os céus e a Terra. No texto original hebraico a palavra para céus é “shamayim”. A terminação “im” indica o plural. Isso pretende mostrar que há mais do que somente um céu. Na Bíblia distingue-se pelo menos três céus: o céu inferior (auronos), o céu intermediário (mesoranios) e o céu superior (eporanios). Por céu inferior entendemos o céu atmosférico, que envolve a terra com ar, nuvens e vapor. O Céu intermediário é o céu planetário das estrelas, chamado também o céu astronômico, e além desse céu está o céu superior, que na Escritura é também chamado “céu dos céus”.


Por: Antonio Esteves
Assemb. de Deus. - Cariacica - ES
aesteves60gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário