quarta-feira, 11 de julho de 2012

O LAGO DE FOGO - Uma Análise Bíblica da Doutrina sobre a MALDIÇÃO ETERNA!!! (Parte IV)




A ORIGEM DO NOMEA palavra “inferno”é “geena” no texto original, apesar de também “sheol” ter sido traduzido por inferno. A palavra “geena” é composta por duas palavras hebraicas: “ge”, que significa “um abismo” e “hinnom”. Essas duas palavras juntas significam “o abismo ou vale de Hinom”. Esse foi o lugar onde o ímpio rei Manasses queimou seus filhos (2 Cr 33.6). Esse lugar era chamado o Vale de Hinom. Por isso, “geena” é o nome grego para o Vale de Hinom. Esse era um lugar cheio de fogo, morte e aflição. Mais tarde chamou-se também “geena” o abismo ou vale fora da cidade de Jerusalém onde era jogado o lixo. Isso corresponde em nosso tempo aos lixões com mau cheiro, fumaça e odores de putrefação que se encontram fora das cidades. Isso combina também com as palavras de Jesus, quando descreve esse lugar: “onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga”(Mc 9.44), resumindo as almas queimarão e sentirão os vermes lhe devorando eternamente. COMPARAR O INFERNO COM ESSES LIXÕES É HERESIA, REBELIÃO CONTRA A PALAVRA VERDADEIRA DE DEUS, POIS O FOGO QUE EXISTIA EM JERUSALÉM SE APAGAVA, OS VERMES MORRIAM E TUDO TERMINAVA EM CINZAS, JESUS DEIXOU CLARO QUANDO DESCREVEU O INFERNO:


“ONDE NÃO LHES MORRE O VERME, NEM O FOGO SE APAGA” (Marcos 9.44).


É HERESIA E REBELIÃO CONTRA O TODO PODEROSO DIZER QUE O INFERNO É PROVISÓRIO, QUE VAI QUEIMAR A MATÉRIA E TUDO SE ACABA, DESFAZENDO A VERDADEIRA MISSÃO DE CRISTO QUE FOI DERRAMAR SEU SANGUE NA CRUZ, UM DEUS QUE SOFREU, SANGROU POR VOCÊ PARA TE LIVRAR DO INFERNO ONDE AS ALMAS QUEIMARÃO E SENTIRÃO OS VERMES LHE DEVORANDO E-T-E-R-N-A-M-E-N-T-E!!!!!

Repito, como diz a Bíblia:

“ONDE NÃO LHES MORRE O VERME, NEM O FOGO SE APAGA”
(Marcos 9.44).

Essas palavras, que o Senhor Jesus disse, e através das quais MOSTROU AOS SEUS OUVINTES O PERIGO DA MALDIÇÃO ETERNA NO INFERNO, pertencem às mais solenes, sérias e comoventes palavras. Por terem sido ditas pelos lábios do Salvador, que é um Redentor dos homens, cheio de amor e misericórdia, elas atingem nossos ouvidos com clareza ainda maior. O Homem, alvo do Amor de Deus, dEle recebeu a Graça da Salvação. Recebeu-a por Jesus Cristo e feito Homem por causa do homem habitou na Terra para revelar a Sua Glória(João 1:14). Crê na sua promessa: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”(Rm. 10:13).Aceite a Jesus e livre-se do INFERNO!!! JESUS TE AMA!!!

Ou você crê nessa Palavra de Jesus, se salva, santifica, regenera, lava através do Espírito Santo ou você continua sendo no pecado, no bel prazer, longe de Deus, bebendo, usando drogas, achando que um dia tudo vai acabar, isso é o sonho um mergulho nas trevas que não terá fim, ao alcance de todo anátema (separado da presença de Deus).

As promessas de Deus são irreversíveis. As trevas serão vencidas e irão ao reino de onde vieram e o seu príncipe será encerrado eternamente, num lugar sem luz longe de qualquer coisa que lembre Deus; a “música” incessante do choro e do ranger dos dentes fala das conseqüências últimas do pecado e da eterna lembrança de que “de Deus não se zomba...” (Gal. 6:7). A vitória do Cordeiro de Deus também é dos eleitos e fiéis que foram transportados para o Reino da Luz de Cristo, livres das trevas, pranto, dor, quadros assombrosos e da morte. A garantia desse Reino de não ser abalado, é que Deus está assentado no Alto e Sublime Trono e essa certeza está aqui: “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro”(AP. 21:27).

Encontraremos o Senhor nos ares. Estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, uns aos outros, com estas palavras (I Ts.4:17, 18). Você que crê levante seus olhos em direção à Deus e dê um brado de triunfo, dê um rotundo e esfuziante GLÓRIAS A DEUS!!! E UM ALTISSONANTE ALELUIASSSSSS!!!!


A VITÓRIA É DOS Q ESTÃO COM CRISTO PORQUE JESUS É:
Jesus é o abrigo seguro da Ira vindoura de Deus. A Bíblia diz que Ele veio libertar os oprimidos do diabo (Isaías 61).

Jesus é o único Salvador e Mediador entre Deus e o homem (I Timóteo 5.2)

Jesus é o Senhor de todo o Universo,está decretado pelo céu e ñ pode ser revogado: ”O reino do mundo passou a ser do Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos’(Ap.11:15).

Jesus é a necessidade de Deus, não sujeito a morte para salvar o mundo. Na Epístola aos Hebreus registra-se sua revelação (Leia Hebreus 1:10-12) e no Evangelho de João, está a mais importante declaração da Bíblia: Porque Deus amou seu o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não PEREÇA (NÃO MORRA, perecer quer dizer morrer),mas tenha a vida eterna”(João 3:16), e também em(I Pe.1:23), nos mostra o começo da eternidade do homem.

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Os que O recebem como Salvador,e se arrependem de seus pecados e de seus maus caminhos,tornam-se filhos de Deus,renascidos,não da semente corruptível,q se encontra sob a lei da morte,mas da semente incorruptível,ñ afetada pela maldita morte, como nos diz a Palavra do Criador:“...pois fostes regenerados,ñ de semente corruptível,mas da incorruptível,mediante a palavra de Deus,a qual vive e é permanente”.(I Pe.1:23). Aí começa a eternidade do homem longe do inferno.

Jesus é fiel, arrepende-te, confesse-lhe o pecado e Ele vai restaurá-lo, cicatrizar toda a ferida.”Ele é misericordioso, compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência(Joel 2.13). Ore:Escreve meu nome no Livro da Vida, purifica-me, liberta-me, salva-me, enche-me do Teu Espírito, escolho a vida em Jesus.


COMO JESUS DESCREVE O LUGARJesus usa esse lugar de incineração fora da cidade de Jerusalém como exemplo em sua descrição do inferno. A esse lugar, para onde vão os que não aceitaram o amor da verdade, ela chama “geena” ou “inferno”. O Vale de Hinom era um lugar real. Podes insistir que isso é somente um exemplo suposto, mas também isso não muda nada na realidade e no fato. Se a descrição da incineração e também o lago do fogo são somente figuras supostas, quanto mais terrível deve então ser a própria realidade?


QUEM ESTARÁ LÁ?
Ninguém está no inferno agora. Satanás não está lá; pois ele será lançado na “geena”após sua última rebelião, conforme Apocalipse 20. Sobre sua atual atividade lemos que ele anda em derredor “ como leão que ruge procurando alguém para devorar”( 1 Pe 5. 8b).

Os anjos caídos, que não guardaram seu estado original, também não estão lá, pois 2 Pedro 2.4 diz que são reservados para juízo em um lugar chamado “tártaro”.

Os perdidos também ainda estão lá, pois eles se encontram no “sheol- hades”, e não serão lançados no lago do fogo antes que seja realizado o julgamento diante do grande trono branco ( Ap 20). Portanto, o inferno agora está vazio. Seus primeiros ocupantes, como já dissemos, serão besta e o falso profeta ( Ap `19.20 ), aos quais Satanás seguirá mil anos mais tarde ( Ap 20.10 ), e depois todos os incrédulos e perdidos lhes serão acrescentados no fim do mundo ( Ap 20.15).


HÁ DIFERENÇAS NO INFERNO?Tentarei esclarecer esse último ponto. A Bíblia descreve o inferno( geena) como um lugar de tormentos e sofrimentos. Apesar disso os condenados no lago do fogo não terão que passar todos pela mesma espécie de sofrimentos... O julgamento de Deus será justo e certo, pois “as suas misericórdias não tem fim”. Também no seu julgamento Deus será absolutamente justo e correto. Em nenhum lugar isso é dito mais nítida e claramente do que no Apocalipse: “ Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grande e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”(Ap. 20 : 11-12).

Friso agora especialmente as palavras “segundo as suas obras”. As mesmas palavras são repetidas no versículo 13. Por conseguinte, os homens serão julgados segundo as suas obras, e suas obras também determinarão a MEDIDA do seu castigo. (Observe bem: Mt 23.14,24; Hb 10.29; Mt 11.22; Lc 12.47,48). Ainda que o castigo seja eterno para todos que para lá forem, o Deus de Justiça fará com que, o fogo do inferno arda menos em quem pecou menos e mais em quem pecou mais - Ele pode fazer isto= Leia Isaías 43.2. Imagine-se a DOSAGEM de sofrimento que recairá sobre, principalmente o Diabo (que peca desde quando estava no céu e ainda pecará até o fim dos tempos), e o castigo do falso profeta e do anticristo?...

O local de destino eterno para os perdidos foi estabelecidos no momento da sua morte, sendo decidido pela rejeição do Filho de Deus.


- Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Ro. 8:17), temos uma herança mais do que formosa. Você pode ter essa esperança. A imorredoura consolação de, assim, estarmos para sempre como Senhor (I Ts. 4:18), e vermos um futuro glorioso para o nosso planeta e todo o universo, nos reacende o anelo que inspirou o exilado e apóstolo João, na Ilha de Patmos: “EIS QUE VEM COM AS NUVENS”!

Gostaria de ter essa esperança? É só crer nEle. Quer refugiar-te em Jesus? É só aceita-lo, antes que seja tarde para sempre? Curva teu coração e inclina tua cabeça. Admite estar longe da inesgotável fonte da vida, invoca o nome do Criador e do Senhor Jesus e então crê na sua promessa: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”(Rm. 10:13). Que tal vir a Ele agora mesmo? Deus te abençoe.

“Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido... Digo-vos, pois, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer”(Lucas 12. 2-5).

Essas palavras, que o Senhor Jesus disse, e através das quais MOSTROU AOS SEUS OUVINTES O PERIGO DA MALDIÇÃO ETERNA NO INFERNO, pertencem às mais solenes, sérias e comoventes palavras. Por terem sido ditas pelos lábios do Salvador, que é um Redentor dos homens, cheio de amor e misericórdia, elas atingem nossos ouvidos com clareza ainda maior. O Homem, alvo do Amor de Deus, dEle recebeu a Graça da Salvação. Recebeu-a por Jesus Cristo e feito Homem por causa do homem habitou na Terra para revelar a Sua Glória (João 1:14). Crê na sua promessa: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10.13)

- Sim, haverá um Juízo Final (Hebreus 9.27).
E quanto a isso, a Palavra de Deus adverte:

"HORRENDA coisa é cair nas mãos do Deus Vivo"!!! (Hebreus 10.31).



 
Por: Antonio Esteves
Assemb. de Deus - Cariacica - ES
aesteves60gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário